O que é uma junta de vedação?

Uma junta de vedação é utilizada para prevenir escapamento do fluido confinado em que é necessário a união de duas estruturas contíguas (entre flanges, castelos de válvulas, eixos de bombas, tampas de recipientes etc).

As juntas são aplicadas a fim de cobrir imperfeições das superfícies a selar onde existe alguma problemática estrutural como: riscos, marcas ou empenamentos nas superfícies a unir, vibrações que requeiram certa “flexibilidade” na união, dilatação e contração térmica, pressões que mudam com o processo, superfícies que tem protuberâncias, superfícies que sofreram corrosão ou erosão etc.

A junta de vedação nada mais é do que um material ou combinação de materiais que, quando comprimido entre duas superfícies, evita fugas ou perdas de líquidos, gases ou vapores que tem que ficar confinados. Elas marcam destacada presença ao longo das indústrias como: química e petroquímica, refino, petróleo e gás, siderúrgicas, papel e celulose e fábricas de cimento, laboratórios, alimentação…; precisamente porque são elementos chaves para evitar incêndios, explosões, contaminação ambiental, problemas de saúde humana, entre outros. Por conta dessas condições de risco, a junta apresenta-se como um dos elementos mais utilizados no meio industrial em geral.

Além de poder ser fabricada com base em diferentes matérias-primas, o espectro de aplicação da junta de vedação é amplo e pode ser exemplificado pela presença em  diversos dispositivos industriais como: dutos e flanges em geral, recipientes a pressão, intercambiadores de calor, compressores, moinhos, britadores, ciclones, chaminés,  filtros de ar, caldeiras de vapor. Dito de maneira geral: onde tenha transporte e manuseio de qualquer fluido, sem dúvidas usaremos juntas de vedação.

Devemos assumir que tecnicamente não existe o conceito de vazamento zero. Portanto a taxa de vazamento aceitável é um conceito relativo, desde que não é o mesmo manusear água, vapor ou ar que benzeno, gás cloro ou vapor de amônia. Em boa parte dos casos a taxa de vazamento é regulada por órgãos competentes (Saúde, Bombeiros, Meio Ambiente).

No campo prático, os critérios de seleção das juntas devem abarcar parâmetros de processo tais como: pressão e temperatura, fluido a ser vedado, perigo de incêndio ou explosão, impacto no meio ambiente, condições físicas da instalação (ex.: vibração, facilidade de acesso a manutenção). Fatores que são críticos para o sucesso de uma boa vedação e que vão determinar também a vida útil das juntas ao longo do tempo no meio industrial.

Vale a pena salientar que ainda sendo uns dos elementos de menor custo numa instalação industrial, sua importância é normalmente subestimada. Estatísticas das empresas seguradoras dos Estados Unidos indicam que até 85% dos incidentes graves tais como: incêndios, explosões e contaminação ambiental, são devidos a falhas na vedação.  Por fim, uma correta seleção dos tipos de juntas e seus matérias, junto com uma correta instalação são a base crítica para prevenir esses acidentes.